Fundada pelos romanos em 12 aC, Strasbourg sempre ocupou uma localização estratégica na Europa.
A cidade é a sede do Conselho da Europa, do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, do Provedor de Justiça Europeu, do Eurocorps, do Observatório Europeu do Audiovisual e, o mais famoso, do Parlamento Europeu, que também realiza sessões em Bruxelas.
Também é famosa por seu belo centro histórico classificado totalmente como Patrimônio Mundial pela UNESCO, chamado Grand Île (a Grande Ilha).
A catedral de Strasbourg é o maior destaque, sem dúvida, da arquitetura desta maravilhosa cidade.
Construída entre 1176 e 1439 e com uma torre de 142 metros (a torre mais alta de uma catedral na França), tornando-se o mais alto edifício do mundo entre 1625 a 1874, permaneceu como a mais alta igreja do mundo até 1880, quando foi ultrapassada pela Catedral de Colônia, na Alemanha. Hoje é a quarta mais alta igreja do mundo. A catedral também abriga um relógio astronômico de 18 metros, um dos maiores do mundo, construído entre 1838-1843.
Durante a década de 1520, a cidade abraçou as teses religiosas de Martinho Lutero, cujos adeptos estabeleceram uma universidade no século seguinte.




Pertinho da catedral está o Palais Rohan. Este incrível palácio representa com perfeição o estilo arquitetônico barroco.
Foi construído entre 1728 e 1741 pelo arquiteto Robert de Cotte, por encomenda do Bispo Armand Gaston de Rohan-Soubise (1674-1749), para substituir o antigo palácio episcopal. O palácio recebeu visitas ilustres ao longo do século XVIII: Luís XV esteve no palácio em 1744, e em 1770 foi a vez de Maria Antonieta fazer uma visita. Em 1805, 1806 e 1809, Napoleão Bonaparte permaneceu no palácio e algumas das salas sofreram alterações para satisfazer os seus gostos (e os da sua esposa Joséphine). Em 1810, a segunda esposa de Napoleão, Maria Luisa, Duquesa de Parma, passou no palácio a sua primeira noite em solo francês. Outro hóspede real foi Carlos X, da França, em 1828.
Entre 1872 e 1898, o palácio serviu como edifício principal da Universidade de Strasbourg, até a fundação e abertura da nova universidade a “Kaiser-Wilhelms-Universität”.
Em 1898 o palácio tornou-se sede dos museus imperiais de Strasbourg. Em Agosto de 1944, o edifício foi danificado pelas bombas britânicas e norte-americanas. O restauro ficou completo na década de 1990.
O Palais Rohan abriga musues interessantes que merecem uma visita.

Da frente do Palais Rohan saem os passeios de barco pelos canais de Strasbourg, os chamados Batorama.
Os barcos são maravilhosos e bem confortáveis, e saem a cada meia hora, mas é preciso reservar o horário com pelo menos 1 hora de antecedência, é sempre bem lotado. Como há dois tipos de barcos (fechados com teto de vidro e os abertos), sugiro, assim que comprar as passagens, confirmar com o caixa em qual barco gostaria de fazer seu passeio. Pode perguntar em inglês.
Nos barcos há fone de ouvido em inglês e outras 9 línguas. Não há em português.
O Batorama dá a volta na Île-de-Strasbourg e você conseguirá visualizar toda a arquitetura do centro da cidade. O barco também atravessa comportas de água, pois existem níveis diferentes de água nos canais.
A parte mais legal do passeio é quando o barco passa até os modernos prédios do Parlamento Europeu e Conselho da Europa. Os prédios são impressionantes.


Passeio pelos arredores da catedral
Becos maravilhosos rodeiam a catedral. Entre outros, tem os famosos Winstubs, onde é oferecida a gastronomia típica da Alsácia. As ruas mais conhecidas são: Rue des Orfèvres, Rue Du Chaudron e Rue des Hallebardes.
Estas ruas estão recheadas de lojas maravilhosas, exclusivas, delicatessens, confeitarias, fromageries e lojas de vinhos que oferecem especialidades regionais e internacionais da mais alta qualidade.
Entrando na Rue des Frères, pode-se alcançar a Place Du Maché Gayot. Esse é o lugar onde os residentes de Strasbourg fazem as suas compras. Lugar incrível!


Petite France
É o nome dado à pequena área entre os rios ao sul da Grande Île.
É o lar de algumas das ruas e edifícios medievais mais bonitos e fotogênicos de Strasbourg, com casas debruçadas sobre as ruas estreitas de paralelepípedos e canais. Na Idade Média, a Petite France era um comércio de curtume e área de matadouros. O lugar é deslumbrante.
Ali há muitos cafés, restaurantes e muitas lojas de lembrancinhas. Imperdível!!!




Restaurantes
Em Strasbourg, cozinhar é mais do que apenas uma arte é uma cultura vibrante e apoiada por séculos de tradição, ainda constantemente experimentando e inovando, impulsionado pelo talento dos grandes chefs e o dinamismo dos proprietários dos restaurantes.
Strasbourg é famosa por suas centenas de restaurantes e brasseries que oferecem as últimas tendências culinárias e pratos de todo o mundo.
As especialidades tradicionais da Alsácia, como chucrute (choucroute em francês), o Flammeküche ou flams (tartes flambées em francês) que é uma espécie de pizza com massa bem fina recheada com creme de cebola, e ensopado de carne de porco cozida com batatas e cenouras, geralmente servido para duas ou mais pessoas. Estas delícias podem ser melhor apreciadas nos “Winstubs“, tabernas locais da Alsácia conhecidos por sua atmosfera amigável. Experimente o choucroute aux trois poissons (chucrute de 3 peixes), uma delícia.
Sugiro o maravilhoso Winstub L’Ami Schutz, na 1 Pont Couverts e o delícioso café La Tinta Café Littérair, na 36 rue du Bain aux Plantes.
image sources
- Catedral de Strasboug: ©Angela Arten- Meyer , Alemanha!Porquenão?
- Relógio astronômico de 18 metros na Catedral de Strasbourg: ©Angela Arten-Meyer - Alemanha! Por que não?
- Catedral de Strasbourg: ©Angela Arten- Meyer , Alemanha!Porquenão?
- 2012-04-10 Strasbourg 040: ©Angela Arten- Meyer , Alemanha!Porquenão?
- Strasbourg, Palais Rohan: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Porquenão?
- Batorama: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Porquenão?
- Arredores da Catedral: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?
- Arredores da Catedral: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?
- Arredores da Catedral: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?
- Petite France, Strasbourg: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?
- Petite France: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?
- Petite France: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?
- Winstub L’Ami Schutz: ©Angela Arten-Meyer Alemanha! Por que não?
- Strasbourg: ©patrick-robert-doyle-xuVpSFtDZhI-unsplash