A Ligúria é uma região no noroeste da Itália, que tem como capital Gênova. O seu litoral é mais conhecido como a Riviera Italiana.
Famosa em todo o mundo pelo seu clima, é um dos destinos favoritos não só no verão, mas também no inverno, pelas suas amenas temperaturas.
Conhecida pela riqueza de suas vistas mágicas, quase como em um conto de fadas, apresenta pequenas aldeias medievais com suas antigas torres, muralhas e igrejas que se estendem para a imensidão azul-celeste do grandioso Mar mediterrâneo.
Plantações de videiras e oliveiras invadem esta paisagem que é de tirar o fôlego.
As praias da Ligúria são impressionantes: limpas e organizadas, onde o visitante não esquenta a cabeça em armar seu guarda-sol ou cadeira em lugares amontoados. Estas já estão montadas à espera do turista. Você pode reservar estes lugares à beira-mar pelo período que desejar e nenhuma outra pessoa vai pegar este “abençoado” espaço.
A região da Ligúria é dividida entre 4 províncias: Impéria, Savona, Gênova e La Spezia.
Na província de La Spezia estão as famosas Cinque Terre, constituídas de cinco cidadezinhas maravilhosas: Corniglia, Manarola, Monterosso Al Mare, Riomaggiore e Vernazza que terão um post muito especial aqui no site.


Vamos começar por Cervo, um verdadeiro paraíso.
Registrada durante anos como uma das “mais belas aldeias da Itália”, Cervo preserva suas características autênticas de uma aldeia medieval intacta à beira-mar.
Dominada por um castelo medieval que foi a antiga residência dos Marqueses de Clavesana, a vila está protegida por torres e muralhas do século XVI e rodeada por colinas verdes, apinhadas de plantações de oliveiras. Aliás, a cidade sobrevive da venda de deliciosos azeites.
Os portões da antiga cidade abrem-se para ruas estreitas, difíceis de percorrer. Nos sentimos em plena Idade Média, e andar por estas estreitas ruazinhas é como estar dentro de um grande labirinto.
Artesãos e artistas acumulam-se nestas estreitas ruazinhas tranquilamente, conversando animadamente com os visitantes ou com os moradores. É contagiante.


Outra cidadezinha imperdível é Bordighera. Esta cidade foi fundada por volta do século IV a.C. É linda e suas flores e palmeiras são muito famosas na Europa toda, pois são usadas no Domingo de Ramos na Basílica de São Pedro, em Roma e outras igrejas.
No inverno é um resort favorito, especialmente para os visitantes e aposentados da Inglaterra, pelas suas temperaturas amenas.
A cidade fica pertinho de Mônaco e da linda Sanremo.
Imperia, outro inesquecível paraíso, é formada por dois bairros históricos: Porto Maurizio e Oneglia, que ficam entre um rio que deságua no Mar Mediterrâneo. Unidas, elas tem um único nome, Impéria, mesmo nome da província.
Porto Maurizio está situado em uma península a oeste do rio, que se estende ao longo da costa. É o distrito mais colorido e rico da cidade. Tem ruazinhas estreitas e a sua economia gira em torno da indústria do turismo.
Oneglia encontra-se em uma planície aluvial a leste. É mais moderna e possue algumas indústrias. A cidade tem praças lindas e sua praia lota no verão.
Muitas lojas de grifes internacionais estão espalhadas em seu centro. Uma tentação!!!


É uma destas lindas cidadezinhas que não pode deixar de ser visitada.


Cercada por deliciosos restaurantes à beira mar, San Bartolomeo é um convite ao descanso.
A cidade é um grande centro produtor de azeite de oliva extra virgem.
Caminhar pelo seu calçadão e apreciar as lindas paisagens é irresistível.

A famosa Sanremo foi fundada no tempo dos romanos, e a cidade é mais conhecida pelo seu festival de música, o Festival de Sanremo.
Sanremo também ficou muito famosa por sediar o Rally de Sanremo que fazia parte do Campeonato Mundial de Rally FIA entre 1973-2003. Foi substituído pelo Rally d’Italia Sardegna na ilha da Sardenha.
Outra atração de Sanremo é o seu Casino Municipal,fundado em 1905 e que está sempre lotado.
A cidade é linda e muito atraente: goza de condições climáticas especiais durante todo o ano, devido à sua proximidade com o Mar Mediterrâneo. O clima da cidade é descrita como uma “perpétua primavera“, com dias quentes e noites frias, com pouca variação de temperatura no ano todo.
Estas condições tornam Sanremo um dos destinos turísticos mais procurados da Riviera italiana.
Muitas lojas estão no centro da cidade, além de restaurantes que servem as especialidades da cidade, entre elas: a Focaccia alle Cipolle, uma massa tradicional de Focaccia recheada com cebolas refogadas no azeite de oliva com ervas.Uma delícia!!!!!
Sanremo tem muitas atrações e sugiro reservar pelo menos 2 dias para explorar esta emocionante cidade.


Roteiros personalizados digitais completos desta belíssima região da Itália, veja aqui.
image sources
- Cervo: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Cervo: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Centro medieval de Cervo: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Centro medieval de Cervo: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Bordighera: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Oneglia: ©andreas-weilguny-Iux_6U6JVxk-unsplash
- Dolceacqua: ©kamil-bulonis-XjYEb9v_Gpg-unsplash
- Dolceacqua: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- San Bartolomeo al Mare : ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Centro de Sanremo: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Porto de Sanremo: ©Angela Arten- Meyer, Alemanha! Por que não?
- Cervo: ©Angela Arten-Meyer, Alemanha! Por que não?